domingo, 26 de abril de 2009

Análise dos actos e das cenas

Primeiro Acto:

-Subdivide-se em doze cenas;

-Câmera antiga e luxuosa dos princípios do século XVII;

-Apenas um retrato do cavaleiro de D. Manuel Sousa Coutinho;

-Menciona a posição das portas que será invertida no acto seguinte;

-Começa num início de tarde em Lisboa.

Segundo Acto:

-Subdivide-se em quinze cenas;

-Palácio, em Almada, que pertencera a D. João de Portugal;

-Há vários retratos, entre eles os do Del-rei D. Sebastião, Camões e D. João de Portugal;

-O aspecto religioso transparece através da Capela da Senhora da Piedade e da Igreja de São Paulo;

Terceiro Acto:

-Subdivide-se em doze cenas;

-Ocorre na parte baixa do Palácio, onde encontramos a Capela da Senhora da Piedade da Igreja de São Paulo dos Domínicos d’Almada;

-Os móveis e a ornamentação intensificam a melancolia do ambiente. A simbologia da cruz de tábua negra com o letreiro INRI sugere sacrifícios de cunho religioso;

-A iluminação noturna, composta de tochas e velas, não dispensa a declaração de que o acto começa na total ausência de luz solar: “é alta noite”;

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